Trote Cidadão


  Os Trotes violentos e desrespeitosos devem ser combatidos, pois não oferecem nada de construtivo para os estudantes e para a sociedade. A iniciativa de estímulo a um Trote positivo tem que existir, sendo a melhor maneira de integrar os calouros ao seu novo universo de convívio e, a partir disso, o aluno ter uma oportunidade de estar colaborando com a melhoria social do país.

Desde a sua criação em 1998 o Trote Cidadão já mobilizou mais de 100.000 estudantes espalhados em mais de 200 Faculdades/Universidades de aproximadamente 20 estados brasileiros. Inicialmente criado pelos estudantes de Administração, conseguiu atingir outros cursos universitários que também adotaram a campanha.

Esse acontecimento é o primeiro contato que o estudante Universitário tem com a FENEAD e o Terceiro Setor, marcando decisivamente a vida dos novos alunos e despertando os mesmos para os outros Projetos da Federação que visam também contribuir para formar uma geração comprometida com o desenvolvimento social e a responsabilidade empresarial, o Prêmio FENEAD e o Geração Empresa.

Em paralelo, a Fundação Educar D Paschoal desenvolveu o Trote da Cidadania. As duas campanhas possuem o mesmo objetivo, que é o de conseguir disseminar com grande sucesso a cultura das ações sociais assim que o aluno entra na Universidade.

Já foram realizadas várias atividades desde a criação do Trote Cidadão: visitas a entidades sociais, (orfanatos, asilos etc), palestras e seminários sobre Terceiro Setor; além de doações de roupas, alimentos, livros e material escolar, dentre outros.

Vale ressaltar que a coordenação da Campanha não determinou as ações que deveriam ser aplicadas nas faculdades, e que estas surgiram a partir da percepção dos próprios estudantes em relação às necessidades de sua comunidade.

Missão

"Despertar no calouro a consciência social e a participação ativa na sociedade, por meio de uma ação voluntária em sua comunidade."

Objetivos

• Disseminar e valorizar o ato voluntário. 
• Integração sadia entre os universitários. 
• Mobilizar os estudantes universitários para o desenvolvimento de ações sociais que se traduzam em benefícios para a comunidade e que demonstrem sua importância como agentes catalisadores de mudanças sociais. 
• Contribuir para a formação de profissionais socialmente conscientes.

WWW.TROTECIDADAO.ORG.BR